PRESIDENTE PRUDENTE-SP —Um homem, de idade não divulgada, foi autuado pela Polícia Militar Ambiental em R$ 5,2 mil pela introdução de espécime de animal exótico no território do Estado de São Paulo. A multa foi aplicada neste domingo, dia 1º de agosto de 2021, em Presidente Prudente, após a apreensão de 16 aves de origens estrangeiras.
Em atendimento a uma denúncia sobre manutenção de aves em cativeiro, uma equipe policial foi até uma residência no Jardim Paulista e constatou 16 aves exóticas sem documento fiscal ou de origem.
Entre as espécies exóticas encontradas no local estavam red rumped, lóris arco-íris, periquitos turquesa, agapornis e periquitos de bourke rosa.
Também foram encontradas aves da espécie diamante-de-gould, porém, estas não foram apreendidas devido à espécie constar na Portaria IBAMA 93/98, sobre “exportação e importação de espécimes vivos, produtos e subprodutos da fauna silvestre brasileira e fauna silvestre exótica”.

Diante dos fatos foi lavrado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 5.200 por introduzir espécime de animal exótico no território do Estado de São Paulo.
As aves foram apreendidas e depositadas com o infrator.
A ocorrência foi apresentada na Delegacia Participativa de Presidente Prudente.



