CÂNDIDO MOTA-SP — Um incêndio registrado no fim da manhã desta segunda-feira, dia 23, atingiu a vegetação entre a vila Alpina e o conjunto habitacional ‘Sebastião Alves Borges’, em Cândido Mota. Graças ao trabalho rápido do Corpo de Bombeiros, que contou com apoio do caminhão pipa da Usina NovAmérica, o fogo atingiu apenas parte da área verde de ambos os bairros.
Segundos os Bombeiros, foram necessárias quatro horas de trabalho para acabar com as chamas. E diante do ocorrido, a Estação de Cândido Mota aproveitou para orientar os moradores dos riscos de incêndios nesta época do ano, entre os meses de junho e outubro, em todo Estado de São Paulo, já que o clima é seco, com incidência de ventos.
“O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos dos incêndios em cobertura vegetal e fogo em lixo, com agravantes das doenças respiratórias, podendo inclusive, interferir no controle da situação pandêmica. Ainda deve ser considerado que a prática de queimadas atualmente é considerada crime ambiental, encontrando tipificação no Artigo 54 do Código Ambiental – Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998: ‘Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora’. Possuindo como sanção a pena de reclusão, de um a quatro anos e multa”, ressalta o comando dos Bombeiros de Cândido Mota.
O comando da Estação de Bombeiros de Cândido Mota alerta que, em caso de queimadas, ligue para o telefone de emergência 193, e acione o Corpo de Bombeiros para combate ao incêndio, e para o telefone 190, visando acionar o policiamento de área para registrar o boletim de ocorrência. Causar incêndios é crime ambiental, sujeito a multa e prisão.
A ocorrência desta segunda-feira foi atendida pela equipe da Estação de Bombeiros de Cândido Mota, composta do sargento Breno, sargento Ribas, cabo Sanches, cabo Miguel e soldado Rivagnani.

O que fazer?
- Caso o fogo na vegetação esteja próximo a sua residência, comunique seus vizinhos.
- Retire crianças, idosos e deficientes e os encaminhe à um local seguro.
- Não perca tempo recolhendo objetos pessoais.
- Caso não seja possível sair do local, cubra a cabeça e o restante do corpo com roupas molhadas e procure respirar junto ao chão.
Evite incêndio em vegetação
- Nunca jogue pontas de cigarro em locais inapropriados, principalmente nas rodovias, próximo a vegetações. A bituca, além de poluir, pode provocar grandes incêndios.
- Evite fazer fogueiras – as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas. Caso seja necessário, procure uma área afastada e sem vegetação.
- Criança não deve brincar com fósforos e isqueiros.
- Não solte fogos de artifícios próximo a áreas de vegetação.
- Nunca queime seu lixo, qualquer descuido pode ocasionar grandes incêndios. Tente reciclar.
- Se você vive em áreas rurais, mantenha seu terreno limpo, capine as cercas e divisas de sua propriedade. Previna que incêndios nas redondezas se alastrem para o seu terreno.
- Separe as plantações com barreiras (caminhos) para evitar a propagação do fogo, caso isso ocorra.
O DIÁRIO DO VALE