ASSIS-SP — Manifestantes se reuniram em cidades do centro-oeste paulista em atos a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro –sem partido.
Os atos foram convocados pelo presidente Bolsonaro em meio a grave crise econômica e têm pautas antidemocráticas, com ameaças a ministros do Supremo e ao Congresso Nacional.
Em Bauru, a manifestação foi no Parque Vitória Régia, com concentração às 9h. Os manifestantes vestiam roupas nas cores verde e amarelo e seguravam bandeiras do Brasil.
A maioria usava máscaras, mas havia muitas pessoas sem proteção. Com o apoio de um caminhão de som, cantaram o hino nacional e disseram palavras de ordem. A Polícia Militar acompanhou o protesto, que foi pacífico e terminou por volta das 10h30.
Em Botucatu, os manifestantes se reuniram no Largo da Catedral, às 10h. No bolsão de estacionamento, as pessoas se concentraram com roupas verdes e amarelas. Na concentração, eles cantaram o hino nacional.
A Polícia Militar esteve no local. Os manifestantes respeitaram as medidas de prevenção e usaram máscara, mas também havia pessoas sem o item de proteção. A manifestação terminou por volta das 11h.
Em Marília, os manifestantes se reuniram em frente à prefeitura. Moradores da cidade e também de outros municípios participaram da manifestação neste feriado.
Os hinos da independência e do país foram tocados. Alguns manifestantes não usaram máscara, mas a maioria estava com o item de proteção.
Em Ourinhos, a concentração foi Praça Mello Peixoto, bem no centro da cidade e começou por volta das 9h. A maioria estava de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil. O ato foi organizado pelo sindicato rural e teve apoio da Associação Comercial.
O grupo protestava também contra decisões recentes de ministros do STF e a favor do governo federal. Teve ainda carreata e cavalgada nas ruas do centro. Alguns estavam sem máscaras, mas a maioria usava a proteção. A PM acompanhou a manifestação e não teve registro de tumulto. O ato terminou por volta das 10h30.
G1