Cozinha Piloto fornece cerca de 12 toneladas de mantimentos por mês para as escolas de Paraguaçu

Ao longo da semana, diariamente, as unidades proporcionam café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar aos educandos matriculados, conforme seu horário de estudos.

PARAGUAÇU PAULISTA-SP — A Divisão de Alimentação e Nutrição municipal é encarregada da entrega dos gêneros alimentícios fornecidos pela Prefeitura de Paraguaçu Paulista a todas as escolas municipais e a instituições parceiras, como as escolas estaduais, a ETEC e a APAE.

Ao longo da semana, diariamente, as unidades proporcionam café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar aos educandos matriculados, conforme seu horário de estudos.

Popularmente conhecida como Cozinha Piloto, a Divisão de Alimentos conta com servidores alocados nas mais diferentes funções, incumbidos de conservar, separar e entregar os alimentos. Em média, por mês, são fornecidas à rede de educação cerca de 12 toneladas de mantimentos, 3 toneladas de carnes e 1.300 litros de leite; também 7.000 mil pães por semana, além de produtos como frutas, verduras e legumes.

A alimentação é preparada nas unidades escolares por merendeiras e auxiliares de cozinha, por isso o trabalho de equipe entre nutricionistas e manipuladores de alimentos é fundamental para oferecer aos alunos refeições de qualidade e segurança nutricional.

A professora Paula Renata Bertho, Diretora do Departamento de Educação, observou que os gêneros alimentícios são inspecionados para garantir qualidade, enquanto os cardápios elaborados são voltados a uma alimentação balanceada para atender às necessidades nutricionais dos alunos, promovendo saúde e contribuindo para um bom desempenho escolar. “Os funcionários da Cozinha Piloto são cientes da importância de seu trabalho, então são solícitos e zelosos no manuseio e cuidado com os alimentos que são enviados às instituições”, explicou.

Na pandemia, a distribuição dos alimentos não parou. Todos os dias, os alunos inscritos retiram marmitas nas escolas. Com a retomada das atividades presenciais nas escolas, os estudantes que optaram pelas aulas remotas seguem recebendo a alimentação como de costume.

i7 Notícias

Outras Notícias

Mais acessadas da seamana