Zoológico de Bauru registra nascimento de mais um filhote de lobo-guará

Outros dois filhotes desta espécie que está em extinção já tinham nascido no local no ano passado.

BAURU, SP – O zoológico de Bauru (SP) divulgou nesta terça-feira (3) o nascimento de mais um filhote de lobo-guará. No ano passado, dois filhotes da espécie, que está em extinção, já tinham nascido no local e estão sendo encaminhados para a formação de novos núcleos de reprodução em São Carlos e Guarulhos.

O objetivo é garantir a formação de uma população reserva da espécie. “Nascido sob cuidados humanos, os animais, se necessário, podem ser reintroduzidos em áreas seguras no ambiente natural”, destaca o diretor do zoológico, Luiz Pires.

Animal característico do cerrado brasileiro, o lobo-guará é constantemente perseguido pelo homem, principalmente em propriedades rurais.

Filhote de lobo-guará é o terceiro da espécie a nascer no zoo de Bauru (Foto: Zoológico de Bauru/ Divulgação )

Riscos à espécie

Apesar de ser naturalmente tímida e fugir na maioria das vezes em que avista algum ser humano, a espécie é alvo de diversas crenças populares e lendas que os retratam de maneira agressiva e perigosa, fazendo com que estes animais se tornem indesejáveis e sejam vistos como ameaça.

Além disso, atropelamentos representam mais uma ameaça à espécie. No ano passado, em um raio de 10km do Zoológico Municipal, três lobos adultos morreram atropelados.

Os dois filhotes de lobo-guará já tinham nascido no ano passado no Zoo de Bauru (Foto: Zoológico de Bauru / Divulgação )

VEJA TAMBÉM

Mais acessadas da seamana