BAURU, SP – O zoológico de Bauru (SP) divulgou nesta terça-feira (3) o nascimento de mais um filhote de lobo-guará. No ano passado, dois filhotes da espécie, que está em extinção, já tinham nascido no local e estão sendo encaminhados para a formação de novos núcleos de reprodução em São Carlos e Guarulhos.
O objetivo é garantir a formação de uma população reserva da espécie. “Nascido sob cuidados humanos, os animais, se necessário, podem ser reintroduzidos em áreas seguras no ambiente natural”, destaca o diretor do zoológico, Luiz Pires.
Animal característico do cerrado brasileiro, o lobo-guará é constantemente perseguido pelo homem, principalmente em propriedades rurais.

Riscos à espécie
Apesar de ser naturalmente tímida e fugir na maioria das vezes em que avista algum ser humano, a espécie é alvo de diversas crenças populares e lendas que os retratam de maneira agressiva e perigosa, fazendo com que estes animais se tornem indesejáveis e sejam vistos como ameaça.
Além disso, atropelamentos representam mais uma ameaça à espécie. No ano passado, em um raio de 10km do Zoológico Municipal, três lobos adultos morreram atropelados.
