As atletas de Cândido Mota, Graziele Zarri e Bianca Vitória Esquerdo dos Santos, representaram o Brasil na 33ª edição do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, disputada no último sábado, dia 23, no Parque de Los Samanes, em Guayaquil, no Equador. Ambas iniciaram na equipe de atletismo do Centro Vocacional ‘Frei Paulino, e hoje integram a equipe da Fecam-PR e FAE Osasco-SP, respectivamente.

Grazi Zarri correu na categoria adulto, no percurso de 10 quilômetros, e terminou a prova no 14º lugar. “Mais uma vez pude estar compondo a Seleção Brasileira de Atletismo, entre as melhores da América do Sul, agora na categoria adulta. É uma gratidão enorme, na qual obtive muito aprendizado e vivenciei coisas inesquecíveis, compartilhando muita energia positiva com pessoas maravilhosas. Obrigado a todos pela torcida e apoio, familiares e amigos, técnico Cláudio pelo excelente trabalho, minha equipe Fecam pela parceria e Paulinho. Agradeço todo apoio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)”, agradeceu a cândido-motense.
Por sua vez, Bianca Vitória terminou em 7º lugar no individual da categoria sub20, percorrendo um percurso de 6 quilômetros. Na classificação por equipes, a seleção brasileira foi campeã por pontos e carimbou o passaporte para o Mundial de Cross Country, em Aarhus, na Dinamarca, em março. Compõem a equipe brasileira, além de Bianca, as atletas Jeovana Santos, Letícia Almeida Belo e Maria Lucineida Moreira.

“Esta conquista da Bianca para Cândido Mota tem uma importância enorme. Ela começou os treinamentos comigo aos 10 anos, na equipe do Centro Vocacional ‘Frei Paulino’ e representando Cândido Mota nas competições com 5 títulos brasileiros, e duas vezes campeã. Uma atleta que serve de exemplo para muitas das nossas crianças que treinam e tem sonhos”, falou com orgulho o técnico de atletismo João Nicolau dos Santos, o ‘Pinguinha’.
Ele destacou que: “A Bianca representa a equipe de Osasco, e já tivemos sete atletas participando do Clube Atlético Pinheiros em São Paulo. Isto só foi possível graças o olhar diferenciado do prefeito Roberto Bueno na gestão passada, quando federou os atletas e proporcionou participações em campeonatos de ponta e com grande visibilidade e mostrou nossos atletas para grandes clubes do Brasil”.
A atleta Bianca, nas redes sociais, disse: “Quero agradecer a Cândido Mota, que foi de onde vim e fui treinada pela Pinguinha, a equipe de Osasco por me acolher na equipe, o Claudio Castilho por me treinar e estar fazendo um ótimo trabalho, e também a Confederação Brasileira de Atletismo por proporcionar essa oportunidade e satisfação. Nos consagramos campeãs sul-americanas e iremos vestir a camisa do Brasil novamente no mundial na Dinamarca em Aarhurs. Obrigada a todos! Deus é bom o tempo todo, o tempo todo Deus é bom”, disse a atleta, que completou: “Com minha experiência, aconselho essa nova geração a nunca desistir de seus sonhos, pois como aprendi no início da minha carreira, tudo pode ser realizado desde que se acredite. E não importa se alguém disser que você não tem talento, pois eu posso dizer que estou vencendo pela dedicação e esforço. Como meu técnico auxiliar Erivaldo Cardin dizia, ‘Eu quero, eu posso, eu consigo’. Um atleta é construído aos poucos, como uma pedra preciosa sendo lapidada. Acredito que de Cândido Mota sairá grandes atletas. E deixo minha gratidão a todos dessa cidade e me sinto orgulhosa por representar cada um de vocês”.
A mãe e grande incentivadora, Ivone Esquerdo, disse: “Quero ver mais crianças com direito de sonhar. É um orgulho muito grande ver onde minha filha está. Quantas lágrimas, dor muscular, espinhos, mas com Deus a nosso favor nada fica na frente de gente que luta e tem fé como eu e minha pequena”.
Roberto Bueno parabenizou a atleta e disse: “este resultado é de uma satisfação enorme. Me lembro da Bianca, acompanhada de outros atletas, de sua mãe Ivone Esquerdo e do técnico Pinguinha no gabinete anos atrás, uma garotinha que corria em nossa cidade e hoje correndo nas pistas de vários países. E agora se preparando para um mundial! Isto serve como exemplo e mostra o quanto é importante apoiar as escolinhas de esporte do município. Parabéns, Bianca, por levar o nome da nossa cidade com esta alegria e satisfação. Que Deus te abençoe e que seus esforços sejam sempre recompensados”.
A equipe brasileira viaja com recursos do Programa de Apoio às Seleções Brasileiras da Caixa, patrocinadora oficial do Atletismo Brasileiro.
