Cândido Mota realiza ‘pré-conferências’ de saúde

A conferência, em cumprimento à Legislação do SUS, acontecerá no dia 22 de março, no auditório do Centro Vocacional ‘Frei Paulino’.

CÂNDIDO MOTA-SP — A prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde estão preparando a realização da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Cândido Mota. O tema deste ano será ‘A consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde –SUS’. A conferência, em cumprimento à Legislação do SUS, acontecerá no dia 22 de março, no auditório do Centro Vocacional ‘Frei Paulino’.

A fase preparatória da Plenária Geral da Conferência Municipal de Saúde prevê seis pré-conferências, a serem realizadas em seis regiões distribuídas entre bairros da cidade e distritos de Nova Alexandria, Frutal do Campo e Santo Antônio do Paranapanema, o ‘Porto Almeida’. O objetivo é mobilizar a população e extrair propostas com vistas à melhoria contínua da gestão do SUS no Município.

O calendário das pré-conferências começou no último dia 18, nos bairros São Judas e jardim Aeroporto. Neste dia 20 aconteceu no distrito de Nova Alexandria. No próximo dia 25 será a vez dos distritos de Frutal do Campo e do Porto Almeida. Por fim, no dia 27 será na área central da cidade. As reuniões acontecem sempre a partir das 19h.

Cândido Mota realiza ‘pré-conferências’ de saúde — Foto: Divulgação

A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana destacou a realização da Conferência de Saúde. “Isso significa o compromisso do gestor público com as mudanças no Sistema de Saúde, e tem como objetivo reafirmar, impulsionar e efetivar princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, onde o prefeito Roberto Bueno, gestores e os funcionários da saúde, temos trabalhado para garantir a saúde como direito humano”, disse.

“Estamos realizando as pré-conferências nas Unidades Básicas de Saúde com objetivo maior de estar mais próximo dos cidadãos, ouvi-los e dar oportunidade de participarem de forma mais ativa na política de saúde do município, pois daí é que serão levantadas as propostas e reivindicações da população, que irão servir de base para os trabalhos da Conferência Municipal da Saúde. Nas pré-conferência são eleitos, dentre os participantes, os delegados que levarão essas reivindicações para a conferência para transformá-las em proposta, e depois em possível realidade. Então, se você acha que a saúde em Cândido Mota pode ser melhor, se tem alguma colaboração a dar ou se quer ficar mais informado sobre como funciona o SUS no município, participe”, convidou Amanda Mailio.

Cândido Mota realiza ‘pré-conferências’ de saúde — Foto: Divulgação

O prefeito Roberto Bueno também destacou a importância da participação da população. “A participação social da população é muito importante, já que através desse processo podem contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde em nosso município, estado e país. Este é o momento oportuno para a população fazer suas reivindicações, ajudando os gestores a ter clareza para uma área da saúde melhor. Participem, os debates são abertos a toda a população”, frisou Roberto Bueno.

VEJA TAMBÉM

Mais acessadas da seamana