Energia Renovável

Alunos de Química da FEMA visitam empresa BSBIOS, no Paraná

Empresa é uma das maiores produtoras de biodiesel do Brasil.

Por Glauciana Nunes

Alunos de Química da FEMA visitam empresa BSBIOS — Foto: Glauciana Nunes/Fema

ASSIS-SP — Os estudantes do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis — FEMA — fizeram, no dia 2 de setembro de 2019, uma visita técnica a empresa BSBIOS Energia Renovável, em Marialva, no Paraná. Na ocasião, os alunos puderam conhecer o processo de produção do biodiesel e seus subprodutos. Eles foram acompanhados pela bióloga Fabiana Maestá, que explicou a história da empresa e como se dão os processos industriais nela produzidos.

A BSBIOS é uma empresa de processamento de grãos e produção de biodiesel que é, atualmente, uma das maiores produtoras de biodiesel do Brasil, com capacidade de produzir aproximadamente 576 milhões de litros por ano. O biodiesel tem como matéria prima fontes renováveis de energia, óleos vegetais e gordura animal. Cerca de 40% das matérias primas utilizadas pela empresa advém da agricultura familiar.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer todos os processos, desde a recepção até o tratamento de resíduos, passando pela filtração e refinamento, transformação em biodiesel e o controle de qualidade, creditada pelo INMETRO.

De acordo com Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química da FEMA, as visitas técnicas são fundamentais. “Nelas, os alunos correlacionam as teorias aos processos práticos e percebem o importante papel que a Química exerce no desenvolvimento industrial e sustentável do país”, fala Mary.

Comente

Outras Notícias

Veja Também