tipo negativo

Santa Casa de Assis e Hemonúcleo solicitam doações de sangue com urgência


Os estoques de bolsas de sangue das duas instituições estão baixos.

Santa Casa de Assis | Assessoria

ASSIS-SP — A Agência Transfusional da Santa Casa de Assis e o Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis convocam doadores a colaborarem com seus estoques de sangue do tipo negativo.

O apelo das duas instituições vem pela queda no número de doações durante o ano e a falta de bolsas dos tipos A-/B-/AB-/O-.

Edmar Luís de Oliveira, enfermeiro responsável pela Agência Transfusional da Santa Casa de Assis, ressalta a importância dos doadores serem ativos durante todo o ano para evitar o baixo estoque. ‘‘Estamos com uma urgência de deixar o estoque de sangue equilibrado, pois a falta atinge diretamente os serviços cirúrgicos do Hospital, pedimos à população para que procure o Hemonúcleo e realize a doação de sangue’’, explica.

As doações devem ser realizadas diretamente no Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, localizado na Praça Dr. Symphrônio Alves dos Santos, s/n. O atendimento é realizado de 2ª a 6ª feira, das 7h às 11h.

Doar sangue é um gesto de solidariedade e cidadania, uma única doação pode salvar até três vidas.

Para doar

Basta estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar bem alimentado; apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH).

Alguns motivos que impedem temporariamente a doação de sangue

Resfriado (neste caso aguarde 7 dias após desaparecimento dos sintomas); Gestante; Parturiente: (neste caso deve aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana); Amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses.

Não podem doar

Com antecedentes de Hepatite, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, usuários de ilícitas injetáveis ou pessoas infectadas por Malária.

Homens podem doar sangue até 4 vezes no ano, respeitando intervalos de 60 dias, as mulheres podem doar 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

Para saber mais sobre a Santa Casa de Assis acesse www.santacasadeassis.org.br.

Comente

Veja Também