‘Ação Comunitária’ reúne multidão no ‘Grupão’ em Cândido Mota

O prefeito da cidade, Roberto Bueno, agradeceu parceiros, patrocinadores e população.

CÂNDIDO MOTA-SP — O último domingo, dia 13, foi de ‘Ação Comunitária’, realizada pela prefeitura de Cândido Mota através da Secretaria de Saúde. Como em anos anteriores, a quinta edição envolveu saúde, serviços e lazer e já se tornou um evento tradicional e que faz parte das festividades do aniversário de 96 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento aconteceu durante o dia todo na escola estadual ‘Clotilde de Castro Barreira’, o ‘Grupão’, e como em todas as outras edições, teve o objetivo de integrar socialmente crianças, jovens, adultos e idosos nas diversas atividades culturais, promoção da saúde, prevenção de doenças, conhecimento, lazer e bem-estar.

Entre os serviços oferecidos estavam exames preventivos como eletrocardiograma, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame de Papanicolau, autoexame da mama, pedidos de mamografia com médicos, vacinação, orientações com a Vigilância Epidemiológica, saúde bucal, tipagem sanguínea, auriculoacumpuntura, teste cognitivo, orientação nutricional, tracoma e muitos outros. Para as crianças foi oferecido lazer com muitas brincadeiras, e além disso, parceiros realizaram corte de cabelo, massagem, manicure, brincadeiras e diversas atrações.

Como em todas as edições, aconteceu o corte de cabelo com doação para a Ong ‘Rapunzel Solidária’, que confecciona perucas e doa para a Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade, para que sejam entregues para mulheres que estejam em tratamento de quimioterapia. Foram 99 doações de adultos e 16 de crianças. Uma das doadoras, Cícera Aparecida Costa, estava há cinco anos sem cortar o cabelo e fez questão de realizar o corte. As crianças se divertiram na tenda do ‘Brinquedoando’, que realizou brincadeiras, entrega de presentes e refrigerantes.

A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana agradeceu aos parceiros e patrocinadores no balanço da ação. “Agradeço todos os nossos parceiros e patrocinadores, a todos os funcionários municipais das várias secretarias e ao prefeito Roberto Bueno, que é o grande incentivador e apoiador da ação. Agradeço também a população que participou durante todo o dia passando por todos os serviços e também por doar bolachas à Santa Casa; aos cabeleireiros e barbeiros, que mesmo com as senhas já terminadas, continuaram a cortar até que a última pessoa recebesse o serviço. Enfim, agradeço a todos, já que não posso cometer o erro de deixar alguém de fora, pois foram essenciais para que a ação tivesse o resultado positivo”, afirmou a secretária.

O prefeito Roberto Bueno acompanhou toda a ação e participou do sorteio de duas bicicletas doadas pelo SicoobCredimota entre os alunos das escolas que participaram da Gincana Recicláveis, realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação. Os sorteados foram Larissa Cauane, da escola estadual São Francisco, e Bruno Elizário, da escola municipal ‘Olga Breve Alves’.

“Só tenho a agradecer. Agradecer a cada um que participou, desde a montagem das estruturas, cozinha, limpeza, parceiros, patrocinadores, funcionários municipais, direção da escola estadual Clotilde de Castro Barreira, representantes de entidades, Câmara de Vereadores na presença dos vereadores David de Oliveira e Odair Dalla Pola e a toda população que participou. Não fazemos nada sozinho, e este evento grande é a prova disso. Muito obrigado a todos. Este foi um dia em que o cidadão pôde realizar seus exames e se divertir”, falou Roberto Bueno.

Mais acessadas da seamana