Política

Vereador sugere produção de energia fotovoltaica em prédios municipais

Assis Notícias | Redação
Sargento Valmir Dionizio

Sargento Valmir Dionizio

ASSIS-SP — O vereador Sargento Valmir Dionizio (PSD) considerando que a energia solar fotovoltaica é obtida diante da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico e que a instalação de usinas de produção de energia fotovoltaicas tem se mostrado viável e de custos acessíveis, especialmente em função da economia de energia e possibilidade da recuperação do investimento em médio prazo, encaminhou requerimento ao Poder Executivo questionando se existe a possibilidade de instalação de usinas de produção de energia fotovoltaicas em prédios públicos, especialmente nas escolas e unidades de saúde.

Em resposta, o Prefeito disse o seguinte: “Inicialmente devemos destacar que o sistema fotovoltaico é de extrema importância na questão da sustentabilidade global. Sabemos também que os equipamentos comercializados possuem um valor econômico ainda considerado, por se tratar de equipamentos importados. Assim, estaremos estudando a viabilidade da instalação desse equipamento em alguns pontos estratégicos e de maior necessidade para a economia financeira e sustentável”.

O vereador entende que por ser a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão e a energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável, ao contrário dos combustíveis fósseis. O processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono, todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global.

O Sargento Valmir finaliza alegando que: “A energia produzida a partir da luz do sol configura-se como forma de desenvolvimento ambiental sustentável, e por sua importância no quesito sustentabilidade aliado a economia financeira, o Poder Executivo deve sim agilizar a implantação do sistema fotovoltaico de captação de energia solar”.

Comente

Outras Notícias

Veja Também