Cidade

Vereador Reinaldo Anacleto pede atenção à Saúde Mental de Assis

“Temos que resgatar essas vidas e trazê-las de volta para a sociedade” diz o vereador.

Assis Notícias | Redação
Vereador Reinaldo Anacleto pede atenção à Saúde Mental de Assis

Vereador Reinaldo Anacleto pede atenção à Saúde Mental de Assis — Foto: Divulgação

ASSIS-SP — Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Assis, realizada dia 21 de outubro de 2019, o vereador Reinaldo Anacleto fez um pedido de socorro ao Poder Executivo em prol da Saúde Mental da cidade.

O vereador lembra que em pouco mais de 1.000 dias de mandato, vários colegas vereadores fizeram esse apelo ao Prefeito Municipal e até agora, pouco foi feito com relação à saúde mental. “Durante esse período já estamos no terceiro Secretário de Saúde e até agora não houve muito avanço na questão do atendimento. No início do nosso mandado tínhamos um médico que atendia no Caps – Centro de Atenção Psicossocial de Assis, isso na época do então Secretário Fabiano Morelli, logo depois, veio a Secretária Luciana, que era psicóloga e achávamos que sua gestão iria alavancar na questão do atendimento, por ela atuar na área, mas não se sabe o motivo que em sua gestão o médico da psiquiatra parou de atender, ele atendia os pacientes usuários de álcool e drogas e outros transtornos psiquiátricos na rede pública de Assis”, lamenta o vereador.

Reinaldo ainda lembra que durante a gestão de Luciana houve uma determinação do Ministério da Saúde para que os pacientes psiquiátricos passassem a ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégicas de Saúde da Família (ESF). “Os profissionais da Saúde de Assis foram surpreendidos com essa mudança e tiveram pouca orientação para atender esses pacientes e quando houve essas mudanças, em seguida a Secretária se desligou do cargo e foi embora”, informa o vereador.

“Atualmente o Secretário de Saúde é o ex-vereador Adriano Romagnolli e esperamos que ele se sensibilize para que juntos consigamos avançar nesta pauta pois a luta da Saúde Mental de Assis é de todos nós”, ressalta Reinaldo.

“Venho fazer um apelo ao atual secretário de Saúde e ao Prefeito José Fernandes para que nos ajudem, os casos de depressão, síndrome do pânico e suicídio só vem aumentando e até agora pouco foi feito para melhorar o atendimento. Precisamos rever esse assunto e dar uma solução antes que mais tragédias aconteçam, é preciso correr contra o tempo para que mais pessoas não adoeçam. Temos que resgatar essas vidas e trazê-las de volta para a sociedade”, declara o vereador.

Comente

Outras Notícias

Veja Também