Regional

Alunos das escolas municipais de Tarumã visitam sede da Sabesp no município


Assis Notícias | Redação

Alunos das escolas municipais de Tarumã visitam sede da Sabesp no município — Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Tarumã

TARUMÃ-SP — Alunos de escolas municipais de Tarumã visitaram a sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) do município, de 25 a 28 de março de 2019. No total, 162 estudantes dos quintos anos de três escolas participaram do passeio, que fez parte das comemorações do Dia Mundial da Água, criado em 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As visitas começaram no dia 25 de março, com 40 alunos da EMEIEF José Rodrigues dos Santos”. No dia 26, participaram 45 estudantes da EMEIEF “Maria Antonia Benelli”. No dia 27, a programação continuou com a ida de 55 alunos da EMEIEF “José Ozorio de Oliveira”. E em 28/3 foi a vez dos 77 alunos da EMEIEF “Gilberto Lex”. As visitas guiadas foram realizadas durante os períodos da manhã e da tarde.

A visita aos poços da Sabesp é uma iniciativa da secretaria da Educação, Cultura e Esportes e da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços. De acordo com Fábio Chenou, secretário municipal de Agro-Obras, o roteiro visou oferecer uma experiência essencial para as crianças, para que possam ter consciência do valor da água e para que saibam como preservá-la. “Muito interessante eles aprenderem sobre o processo de distribuição de água no município e do tratamento aplicado antes do fornecimento às residências”, falou Fábio.

Os alunos conheceram as instalações da Sabesp em Tarumã. Depois, foram até a estação de tratamento, no município de Assis, onde a água é captada de mananciais. Viram como funcionam as máquinas utilizadas no tratamento da água, além de aprenderem como é feita a medição do PH e do cloro e também qual é o processo de abastecimento da água.

Após a visita, as crianças participaram de uma palestra para conscientização sobre a importância de se preservar a água, que é o recurso natural essencial para todos os seres vivos. Através da orientação pedagógica, as crianças também aprenderam medidas e ações para reduzir o consumo de água, o que os conscientiza sobre a necessidade do uso consciente dos recursos naturais.

Comente

Veja Também