CÂNDIDO MOTA-SP — A Secretaria de Saúde de Cândido Mota inicia nesta segunda-feira, dia 10, a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo. Nesta primeira etapa será realizada a vacinação de crianças a partir de 5 anos a adolescentes até 19 anos de idade, que precisam conter duas doses da tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo). A campanha será de forma seletiva, ou seja, avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente.
Nesse mesmo período também será disponibilizada a vacina febre amarela (atenuada) para toda a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal. Atenção para as crianças com 4, 5, 6 e 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço.
Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.
A vacina é a melhor forma de proteger a si próprio, sua família e amigos. O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada por um morbilivirus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é cerca de 21 dias, mas a transmissão pode ocorrer seis dias antes do aparecimento do exantema (uma erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação) e estender-se até o quarto dia após os sintomas.
A secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana, informou que a vacinação no município está acontecendo em todas as unidades de saúde da cidade e distritos. “Os profissionais de saúde devem ter duas doses da vacina tríplice viral. Recomenda-se que as crianças entre 6 a 11 meses sejam vacinadas com uma dose da vacina. É necessário ressaltarmos a importância da vacinação como medida mais eficaz contra a doença. Ela está disponível em todas as nossas unidades, basta levar a carteira de vacinação para verificação e o cartão SUS”.
“Infelizmente após ter sido considerado eliminado no Brasil, o sarampo voltou a registrar casos no país em 2018. O impulso para o retorno da doença foi a entrada de casos importados e a baixa cobertura vacinal no país. As pessoas com sintomas de sarampo devem procurar imediatamente as Unidades de Saúde ou a Santa Casa de Cândido Mota. Os sinais incluem febre e exantema (erupção geralmente avermelhada na pele), acompanhados de um ou mais sintomas, como conjuntivite, tosse e coriza”, finalizou.
Horário de vacinação
• Unidade Central de Saúde – segunda a sexta-feira das 8h às 15h
• UBS Jardim Aeroporto – segunda e sexta-feira das 8h às 14h
• UBS São Judas – quarta e sexta-feira das 9h às 16h
• ESF Frutal do Campo – terça e quinta-feira das 8h às 14h
• ESF Nova Alexandria – segunda e sexta-feira das 8h às 14h
• ESF Porto Almeida – segunda e quarta-feira das 8h às 14h