Assis avança para fase laranja da quarentena e pode reabrir setores do comércio

Anúncio da reclassificação foi feito durante coletiva desta sexta-feira (10); regiões estavam na fase mais restritiva do Plano São Paulo.

Plano SP de retomada da economia - fase 6 — Foto: Divulgação/Governo de SP

Plano SP de retomada da economia - fase 6 — Foto: Divulgação/Governo de SP

ASSIS-SP — As regiões dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Bauru e Marília, a qual Assis-SP e outras cidades da região fazem parte, foram reclassificadas para a fase 2 (laranja) do plano de retomada das atividades econômicas no estado de São Paulo nesta sexta-feira , dia 10.

O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa da equipe do Centro de Contingência do estado. Com isso, as cidades da região podem reabrir alguns setores do comércio que deveriam estar fechados na fase 1 (vermelha). (Confira abaixo o que pode funcionar em cada fase)

Plano São Paulo
Para começar a reabertura do estado em 1º de junho o governo dividiu o território de acordo com os 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS).

  • A flexibilização da quarentena é feita de modo diferente em cada uma dessas regiões.
  • Os cinco critérios que baseiam a classificação das regiões são:
  • ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs);
  • total de leitos por 100 mil habitantes;
  • variação de novas internações, em comparação com a semana anterior;
  • variação de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior;
  • variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.

O critério que tem maior peso na classificação de cada região é a variação de novas internações (peso 4), seguido pela taxa de ocupação de UTIs (peso 3).

Confira abaixo o que é permitido em cada fase

  • Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
  • Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
  • Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
  • Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
  • Fase 5, azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

A definição estabelece que setores da economia que desejam a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a prefeitura. Caberá à gestão municipal definir quem e quando poderá reabrir.

A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada sete dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).

De acordo com o plano do governo, as prefeituras terão autonomia para flexibilizar setores estabelecidos. Com isso, municípios que estiverem nas fases 2, 3 e 4 poderão flexibilizar determinados setores anunciados anteriormente.

A flexibilização deverá ser feita por decreto pelos prefeitos das cidades observando também os planos regionais.

Mais acessadas da seamana