Sabesp reforça abastecimento em Assis e pede economia à população

Estão em andamento, as obras que irão possibilitar o início da utilização de dois novos poços no município.

Sabesp reforça abastecimento em Assis e pede economia à população

ASSIS-SP — Devido às altas temperaturas e ao tempo seco, a Sabesp adotou medidas para reforçar o abastecimento de água em Assis. Além da captação do Cervo e dos quatro poços em operação, a empresa passou a contar, em outubro, com captações emergenciais nos reservatórios do Horto Florestal. Também estão em andamento, as obras que irão possibilitar o início da utilização de dois novos poços no município.

Para se ter ideia, o índice pluviométrico registrado entre outubro de 2019 e setembro de 2020 foi o menor de uma série histórica de 50 anos, com 35% menos chuva do que a média anual da região.Com a diminuição das chuvas, houve uma queda acentuada no nível dos mananciais superficiais, o que inclui o Ribeirão do Cervo, responsável por 70% do abastecimento de Assis.

Além disso, o aumento no consumo de água residencial, decorrente da pandemia e das altas temperaturas registradas, agrava ainda mais a situação. A Sabesp orienta a população a fazer uso consciente da água.

Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, ajudam a evitar desperdício. Veja algumas outras dicas sobre como utilizar a água de forma consciente:

  1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.
  2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
  3. Não use água corrente para descongelar alimentos.
  4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Para saber mais, acesse o site aqui.

VEJA TAMBÉM

Outras Notícias

Mais acessadas da seamana