ASSIS-SP — A intervenção na rotatória São Francisco, em Assis, feita no dia 6 de junho DE 2021, com 308 cruzes, foi ampliada e recebeu mais 56. As 364 cruzes instaladas na praça representam as vítimas da Covid-19 na cidade, conforme o advogado Karol Tedesque, responsável pela ação.
Segundo o advogado, as cruzes são uma forma de homenagear os moradores que morreram por conta da doença desde o dia 7 de junho até o boletim divulgado pela prefeitura na sexta-feira, dia 25 de junho. A última atualização feita por Karol foi na madrugada desta segunda-feira, dia 28 de junho de 2021..
“As novas cruzes colocadas em madeira crua são para demonstrar a progressão de mortes pela pandemia na cidade. São 56 novas cruzes pra representar os 56 assisenses falecidos por Covid desde às 5h da manhã do dia 07 de junho até o último boletim divulgado dia 25 de junho. Ao todo 56 pessoas em 18 dias. Agora tem 364 cruzes no total.”
Karol conta que a ação, além de homenagear as vítimas da Covid, tem o intuito de conscientizar sobre a importância de se prevenir contra a doença. Familiares de vítimas vêm colocando flores e fotos dos seus parentes nas cruzes.

“Por enquanto não irei retirar a intervenção, muitas famílias enlutadas têm me pedido pra deixar mais algum tempo. A intervenção acabou se tornando uma grande homenagem e todos os dias recebo relatos de famílias que foram até lá deixar flores, realizar suas orações e muitas vezes ter um momento de despedida de seus entes que se foram. Já que muitos nem puderam velar seus entes queridos”, relata Karol.
“Homenagem aos 308 assisenses que perderam a vida para o vírus Covid-19 até o dia 2 de junho, e também um apelo para que as pessoas e as autoridades busquem mais consciência de seus atos, óbvio que muitos se curaram desse vírus maldito, mas muitas famílias já foram dilaceradas e precisamos conter a disseminação dessa doença tão silenciosa, contagiante e fatal.”
“Eu recebi muito apoio de famílias que se comoveram com a intervenção tanto quanto homenagem, como no sentido de manifesto. Uma pessoa que perdeu o pai foi comigo para participar. Recebi também uma mensagem de uma mulher que perdeu o filho e que viu na ação uma forma de se despedir dele. Um DJ também fez um vídeo da rotatória que alcançou mais de 200 mil visualizações no Instagram da última vez que vi”, fala.
Apesar da repercussão positiva, muitas pessoas também expressaram descontentamento com o protesto. Isso porque, segundo Karol, ele tem uma presença ativa na cidade no combate à pandemia e defende o isolamento social.
“Eu fui tomando algumas medidas que achava viáveis, mas em Assis, ainda existe uma parcela da população que continua a negar a pandemia, algo que vem muito da elite. E recebi algumas retaliações por conta da intervenção, mas a arte quando não provoca algum tipo de desconforto, não seguiu a proposta.”
A faixa colocada na rotatória com os dizeres “A culpa também é sua!!!” foi rasgada e Karol fez outra postagem nas redes sociais.
