02 de julho: Dia do Bombeiro Brasileiro

A data foi escolhida em homenagem à Criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 02 de julho de 1856, no Rio de Janeiro.

Corpo de Bombeiros de Paraguaçu Paulista

ASSIS-SP — Comemora-se nesta sexta-feira, dia 02 de julho de 2021, o Dia do Bombeiro Brasileiro, data criada pelo Decreto Federal Nº 35.309 de 02 de abril de 1854, e escolhida em homenagem à Criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 02 de julho de 1856, no Rio de Janeiro.

A data tem como objetivo realizar ações públicas e outras atividades que venha ao encontro de educar, capacitar ou produzir mudanças de comportamento, a fim de conscientizar a população sobre os riscos dos incêndios em cobertura vegetal e fogo em lixo com agravantes das doenças respiratórias.

Pretende-se com tais atividades conscientizar a população para identificar os riscos de queimadas, e, os consequentes agravamentos nas doenças respiratórias, podendo inclusive interferir no controle da situação pandêmica, ainda deve ser considerado que a prática de queimadas atualmente é considerada crime ambiental, encontrando tipificação no Artigo 54 do Código Ambiental (Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998): “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Possuindo como sanção a pena de reclusão, de um a quatro anos e multa.

Em caso de queimadas, ligue para o telefone de emergência 193 e acione o Corpo de Bombeiros para efetuar o combate ao incêndio, ou ligue para o telefone 190 para acionar o policiamento de área para registrar o boletim de ocorrência, devido à ocorrência da prática de um crime.

Corpo de Bombeiros de Paraguaçu Paulista

Outras Notícias

Mais acessadas da seamana