Paraguaçu realiza ação de bloqueio contra chikungunya

Para evitar que o vírus da chikunguya se espalhe pela cidade, um esquema de combate com bloqueio e nebulização foi montado e será desenvolvido pela equipe de controle de vetores, neste fim de semana.

PARAGUAÇU PAULISTA-SP — O município de Paraguaçu Paulista recebeu na última semana um resultado positivo para chikunguya de uma pessoa proveniente da Bahia, Estado onde adquiriu a doença, tendo permanecido em nosso município por 15 dias por motivos familiares. Esse resultado positivo deixa a Vigilância em Saúde do município em estado de alerta.

Para evitar que o vírus da chikunguya se espalhe pela cidade, um esquema de combate com bloqueio e nebulização foi montado e será desenvolvido pela equipe de controle de vetores, neste final de semana. Segundo Josué Campos Sena, coordenador dos agentes de endemias, a pessoa contaminada estava em risco de transmissão por isso a ação de prevenção. A equipe fará um esquema de varredura e nebulização em um raio de 200 metros ao redor do local onde a pessoa estava hospedada.

A chikunguya é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode ser causa de internação hospitalar e até letal. A doença tem como principais sintomas febre alta e dores articulares em todo o corpo. A princípio, ela é autolimitada, mas pode se complicar e se tornar crônica, pois o vírus chikungunya fica dentro das articulações provocando um processo inflamatório local que vai exigir um tratamento médico com o uso de medicamentos mais potentes.

ASSESSORIA PMP

Outras Notícias

Mais acessadas da seamana