RANCHARIA-SP — Nesta quarta-feira, dia 14 de julho de 2021, um homem de 62 anos foi preso por posse de munições e medicamentos de uso controlado, em Rancharia.
Após uma denúncia anônima de que ele mantinha pássaros silvestre em cativeiro, três equipes da Policia Ambiental foram até sua casa para constatar a ocorrência.
Ao chegarem no local os policiais comunicaram o morador da residência e explicaram que aquela inspeção fazia parte da Operação Proteção às Florestas.
No decorrer da averiguação foram encontrados um papagaio-verdadeiro mantido em cativeiro, 150 munições de calibre 22, cinco munições de calibre 16 e 20 de calibre 12, também como vários medicamentos que são proibidos no Brasil.

Por não possuir documentação das munições e dos medicamentos, o homem foi levado para à Delegacia da Policia Civil juntamente dos objetos apreendidos.
Segundo informações dos policiais, o envolvido deve responder pelo crime previsto no artigo 273 do código penal onde é proibido falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, com pena de 10 a 15 anos de reclusão.
Além disso, ele também recebeu uma multa no valor de R$ 500 reais ela manutenção de ave silvestre da fauna nativa mantida em cativeiro.